
1 – Aprenda a atrelar emoção ao que você está fazendo:
Quando associamos emoções positivas a um conteúdo, somos capazes de lembrar dele com mais facilidade. Por essa razão, quem estuda para o vestibular está sempre usando os famosos macetes cantados para lembrar de parte do conteúdo. Você pode até não gostar de geometria, mas será capaz de lembrar da tabela com seno, cosseno e tangente com aquela famosa canção de trigonometria.
2 – Entenda que o seu corpo precisa de exercício de modo geral, não só o cérebro:
Bom, uma coisa que você precisa saber sobre seus neurônios é que ele gostam de exercício físico. Assim, se movimentar de modo regular e frequente é bastante importante para aprender. Se está almejando algum objetivo na sua formação ou em seu trabalho, não deixe de fazer exercícios para se dedicar. Na realidade, continuar se exercitando é um investimento importante para que seus objetivos se concretizem.
3 – Fique atento ao seu modo ideal de aprender:
Países distintos lidam com vários processos de aprendizagem de maneira distinta. Quem está passando pelo processo de alfabetização em japonês não o faz da mesma maneira que alguém aprendendo o português. O alfabeto usado é super distinto, bem como a lógica da coisa. De modo similar, processos de aprendizagem não são iguais para todo mundo. Somos diferentes e aprendemos coisas de modos diferentes também. Assim, há técnicas que podem funcionar para uns, enquanto para outras pessoas são totalmente inefetivas. Investigue, teste e fique com aquelas que funcionarem para você!
4 – Previna-se contra armadilhas que podem roubar a sua atenção:
Aproveitando que estamos falando sobre técnicas de aprendizagem, não deixe de verificar se aquelas que você escolheu conseguem prevenir a sua distração. Embora 100% de eficácia seja difícil de conseguir nesse contexto, vale a pena investir em medidas que te ajudem a permanecer focado pela maior quantidade de tempo possível. Para isso, comece com coisas tão simples quanto tentar não deixar o celular perto de você enquanto está tentando estudar.
Comments