
A redação está cada vez mais presente em provas de concursos públicos, sendo determinante em sua aprovação ou reprovação.
Por vezes, o controle emocional na hora da prova acaba atrapalhando o raciocínio e, consequentemente, o desenvolvimento de um bom conteúdo.
De repente, a letra fica trêmula, o branco surge na mente, o tempo passa e a escrita não progride.
Fica claro que, por várias vezes, dominamos o assunto, mas, por uma grande carga de adrenalina, parece que nos esquecemos de tudo. Quando a prova termina, a memória volta a funcionar a todo o vapor e a sensação de fracasso nos acomete.
Porém, isso nada tem a ver com incompetência de sua parte, e isso é muito mais comum do que se imagina. Saiba que é totalmente possível dominar todo esse estresse que afeta nosso desempenho em concursos públicos.
Diante disso, separei algumas dicas que farão você desenvolver essa habilidade psicológica para lidar com momentos de pressão durante a sua prova:
1) Não se cobre tanto, apenas faça o seu melhor. Lembre-se de que você não é um robô; há dias bons e ruins, e está tudo bem. Faça o que está dentro de suas possibilidades naquele momento.
2) Tenha intimidade com o ambiente de concursos públicos. Assim, quando surgirem concursos novos, e caso isso não afete drasticamente suas condições financeiras, inscreva-se neles. Essa constância em fazer provas lhe dará maior familiaridade e, consequentemente, mais autoconfiança.
3) Faça exercícios físicos, principalmente quando não tiver vontade. Desse modo, além de melhorar a sua saúde física e mental, você treinará seu cérebro a fazer o que tem de ser feito; troque a motivação por disciplina e constância.
4) Exponha-se a certos desconfortos, aos poucos, seja em que área da vida for... O medo de se expor e de se colocar em uma posição vulnerável o (a) impedirá de evoluir e de ter experiências importantes.
5) Crie o hábito de ler e escrever, ao menos, 10 minutos por dia. Comece fazendo isso com um assunto do qual goste, isso facilitará o processo.
6) Faça uma redação por semana, no mínimo, assim, criará roteiros já prontos, caso temas parecidos surjam em provas de concursos. Após, releia e corrija sua própria redação.
7) Caso tenha questões psicológicos a serem resolvidas, como ansiedade ou depressão, procure ajuda. Existem atendimentos gratuitos em faculdades/universidades.
8) Sem comparações! Quando você se compara aos outros, concentra-se na outra pessoa, mas você não tem controle sobre ela; tudo o que você pode controlar é a si mesmo (a). Assim, a única pessoa com a qual deve se comparar é com seu antigo eu. Se está melhorando, isso é o que importa; caso não, trace novas rotas. A vida é uma jornada, e não uma competição.
9) Foque no processo, em vez de no resultado. Claro que importa definir os resultados desejados, mas apenas o tempo suficiente para traçar sua rota. Após isso, concentre-se na jornada de aprendizado; quando se tem uma boa estratégia, alcançar a meta é consequência.
10) Comemore as pequenas evoluções. Por meio das pequenas vitórias é mais fácil sentir uma progressão constante, e isso nos dá motivação. Ao subir os degraus de cada uma dessas pequenas vitórias, sentimos que é possível ultrapassar os nossos limites. Para vencer, passamos por desafios, e essa é a prova que muitas pessoas precisam para acreditarem nelas mesmas.
Gostou das dicas? Tem alguma sugestão? Então deixe nos comentários, pois isso ajudará outras pessoas!
Grande abraço,
Núbia Silva - UNIGRAM.
Top. Obrigada.
Show!